O senador Bob Menendez (D-NJ) renunciará ao seu cargo a partir de 20 de agosto, de acordo com uma cópia de sua carta de renúncia obtida pela CNN na terça-feira.
Na semana passada, um júri considerou Menendez culpado de 16 acusações — incluindo suborno, extorsão, fraude eletrônica, obstrução da justiça e atuação como agente estrangeiro — por seu papel em um esquema de suborno que durou anos.
Menendez enfrentava crescente pressão dentro de seu próprio partido para renunciar ou enfrentar a ameaça de expulsão do Senado.
Ele havia dito anteriormente que não concorreria à reeleição nas primárias democratas para sua cadeira no Senado, mas deixou em aberto a possibilidade de concorrer como candidato independente.
O recebimento da carta de renúncia de Menendez foi anunciado na terça-feira no plenário do Senado em uma breve conversa entre o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, e o presidente, senador Peter Welch,
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, um democrata, deve nomear um substituto para preencher o restante do mandato de Menendez, que termina em 3 de janeiro de 2025.
Menendez, que será sentenciado em 29 de outubro, afirmou que nunca violou seu juramento público e disse que nunca foi nada além de “um patriota do meu país e para o meu país”.
Redação QCE NEWS