O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) irá julgar nesta sexta-feira os pedidos feitos por Vasco e Corinthians, que questionam o adiamento das partidas das semifinais da Copa do Brasil. Ambos os clubes precisam reverter o resultado dos jogos de ida.
A mudança no calendário, que trocou as datas com o Campeonato Brasileiro, foi solicitada por Atlético-MG, adversário do Vasco, e Flamengo, rival do Corinthians, e aprovada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antes das partidas iniciais da competição.
No julgamento, a CBF será representada pelo diretor de competições, Júlio Avellar. Os processos que serão analisados são: nº 275/2024 – Medida Inominada: Requerente: Vasco da Gama; Requerido: Júlio Avellar, Diretor do Departamento de Competições da CBF, com o Atlético-MG como terceiro interessado. E o processo nº 276/2024 – Medida Inominada: Requerente: SC Corinthians Paulista; Requerido: Júlio Avellar, com o Flamengo como terceiro interessado. Ambos os casos serão relatados pelo auditor Maxwell Borges de Moura Vieira.
Nos jogos de ida, realizados no dia 2 de outubro, o Atlético-MG venceu o Vasco por 2 a 1, enquanto o Flamengo superou o Corinthians por 1 a 0. As partidas de volta estão agendadas para o fim de semana após a Data Fifa: o Vasco enfrenta o Atlético-MG no dia 19 de outubro, e no dia 20, o Corinthians joga contra o Flamengo. Os clubes mineiro e carioca argumentaram que ficaram muito desfalcados devido à Data Fifa, o que motivou o pedido de alteração das datas.
O Corinthians destacou, em nota oficial, que além de seus interesses, o foco deve ser a preservação da justiça e da integridade do futebol brasileiro. “A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas”, afirmou o clube.
fonte:lance