O governador de Minnesota e candidato democrata à vice-presidência dos Estados Unidos, Tim Walz, foi alvo de duras críticas após afirmar, de forma equivocada, durante um debate contra o republicano JD Vance em 1º de outubro, que havia se tornado “amigo de atiradores de escola” ao se referir às famílias das vítimas.
Walz, ao responder sobre sua posição em relação às armas, disse: “Olhe, eu sou caçador. Tenho armas de fogo. A vice-presidente (Kamala Harris) também. Entendemos que a Segunda Emenda existe, mas nossa primeira responsabilidade é resolver isso para proteger nossos filhos. Eu me reuni com os pais de Sandy Hook. Fiz amizade com atiradores da escola”. O comentário gerou indignação imediata.
O massacre de Sandy Hook, ocorrido em 2012, foi uma tragédia em que um jovem com distúrbios mentais matou 20 crianças e seis adultos na escola. JD Vance aproveitou a declaração para criticá-lo em um comício no dia seguinte, questionando a competência de Walz.
A campanha republicana também reagiu com força, divulgando um comunicado em que questionava o significado do comentário e a falta de correção imediata por parte de Walz. O governador finalmente esclareceu suas palavras no dia seguinte, afirmando que pretendia dizer que havia se aproximado das vítimas e de suas famílias, e não dos atiradores.
fonte:epochtimesbrasil