Durante o debate desta terça-feira (10/9) na Filadélfia, Pensilvânia, transmitido pela ABC News, o ex-presidente Donald Trump alegou que os democratas foram responsáveis por quase ter sido alvo de um tiro. O debate aconteceu entre Trump, republicano, e a democrata Kamala Harris.
Trump fez referência ao atentado sofrido durante um comício em 13 de julho deste ano, quando foi atingido de raspão na orelha. O ataque resultou na morte de uma pessoa no evento e também do autor dos disparos, com outras pessoas ficando feridas. “Devido aos ataques dos democratas, eu quase levei um tiro”, afirmou Trump.
O ex-presidente acusou os democratas de ameaçarem a democracia nos Estados Unidos e afirmou que a violência aumentou no país, enquanto estaria em declínio globalmente. Essa declaração foi contestada pelo apresentador da ABC, David Muir. Kamala Harris, por sua vez, rebateu Trump, alegando que ele próprio tem atacado a democracia, mencionando o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Ela ressaltou as cinco mortes ocorridas no ataque e lembrou que Trump teria previsto um “banho de sangue” caso perdesse a eleição para a Casa Branca.
Este foi o primeiro debate entre os candidatos na corrida presidencial dos Estados Unidos, realizado pela rede ABC News.