O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma conversa telefônica com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, um dia após sua vitória nas eleições de terça-feira, 7 de novembro. O empresário Elon Musk também participou do telefonema, que durou 25 minutos.
Durante a ligação, Trump expressou seu apoio à Ucrânia, embora sem entrar em detalhes sobre o tipo de assistência, conforme relatado pelo portal americano Axios, que citou fontes com conhecimento da conversa. O republicano já havia se comprometido durante a campanha eleitoral a encontrar uma solução rápida para o conflito com a Rússia, mantendo uma posição neutra, criticando ao mesmo tempo os pacotes de ajuda milionária enviados pelo governo do atual presidente Joe Biden à Ucrânia.
Musk, além de escutar a conversa, reforçou seu compromisso com a Ucrânia, garantindo ao presidente Zelensky que continuará oferecendo suporte por meio de sua rede de satélites Starlink. “A Starlink é essencial para as comunicações militares ucranianas nas linhas de frente, já que todos os outros meios foram destruídos ou bloqueados pela Rússia”, afirmou Musk em um post em sua rede social X (anteriormente conhecida como Twitter).
Ao final da conversa, Zelensky pareceu calmo e interpretou o telefonema como um sinal positivo, conforme o Axios. O presidente ucraniano também mencionou que a ligação não aumentou sua preocupação com a vitória de Trump.
Após o anúncio dos resultados das eleições, Zelensky parabenizou Trump no X, expressando confiança de que a Ucrânia continuará a receber apoio bipartidário nos Estados Unidos. “Foi uma excelente conversa”, afirmou Zelensky, destacando a “vitória histórica e decisiva” de Trump, que considerou um reflexo de sua impressionante campanha.
Vale lembrar que, no ano passado, houve uma polêmica entre Zelensky e Musk, quando o empresário fez piadas sobre os pedidos de ajuda militar e financeira de Zelensky, além de sugerir que a Ucrânia cedesse parte de seu território à Rússia para alcançar a paz.
fonte:epochtimesbrasil