O republicano Donald Trump, vencedor das eleições presidenciais dos Estados Unidos, anunciou na quinta-feira (07) que Susie Wiles, coordenadora de sua campanha, será a nova chefe de Gabinete na Casa Branca, durante seu segundo mandato, que começará em 20 de janeiro de 2025.
Wiles será a primeira mulher a ocupar essa posição, considerada uma das mais influentes do governo americano. O chefe de Gabinete tem a responsabilidade de coordenar as atividades dos membros do Gabinete Executivo Presidencial e da equipe da Casa Branca.
Essa foi a primeira nomeação oficial de Trump após derrotar a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, nas eleições realizadas na terça-feira.
Em comunicado, Trump elogiou Wiles, destacando seu papel em campanhas passadas. “Susie Wiles foi fundamental para uma das maiores vitórias políticas da história americana, além de ter sido peça chave nas campanhas de 2016 e 2020”, disse ele, descrevendo-a como uma mulher “forte, inteligente, inovadora e amplamente respeitada”.
Trump também afirmou que “é uma honra tê-la como a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de Gabinete nos Estados Unidos” e expressou confiança de que ela trará orgulho ao país.
Durante seu primeiro discurso de vitória eleitoral, na terça-feira, Trump agradeceu publicamente a Wiles pelo seu trabalho ao longo da campanha.
Segundo a CNN, Wiles desempenhou um papel crucial ao tornar a terceira candidatura presidencial de Trump (que venceu em 2016 e perdeu em 2020) a mais “sofisticada e disciplinada”. Ela, veterana da política na Flórida, foi responsável pela campanha de Trump no estado em 2016 e contribuiu para a vitória de Ron DeSantis nas eleições para governador em 2018.
O portal Político informou que Wiles foi chefe de Gabinete de fato por mais de três anos, ajudando Trump a ser o candidato republicano nas eleições, em detrimento de DeSantis.
Wiles, filha do ícone da NFL Pat Summerall, é descrita pela NBC News como alguém “acostumada à adversidade”, tendo enfrentado desafios pessoais, como o apoio ao pai alcoólatra, cuja mudança foi influenciada por uma carta que ela lhe escreveu no início dos anos 1990.
fonte:epochtimesbrasil