“Estamos enfrentando uma crise de imigração ilegal. Uma entrada em massa em nossa fronteira sul que tem causado miséria, crime, pobreza, doença e devastação em comunidades por todo o nosso território”, declarou em seu discurso na noite de quinta-feira, 18. O candidato republicano também prometeu concluir a construção do muro na fronteira com o México. “Os imigrantes estão chegando de prisões, cadeias, instituições mentais e asilos. Estamos vendo níveis de terrorismo como nunca antes”, afirmou.
O ex-presidente Donald Trump fez seu primeiro discurso desde o ataque que sofreu no último sábado. Durante a convenção do Partido Republicano em Milwaukee, no estado de Oregon, ele afirmou que será reeleito e governará para “todos os Estados Unidos”, não apenas para “uma parte do país”. “Estou aqui hoje com uma mensagem de confiança, força e esperança. Daqui a quatro meses, teremos uma grande vitória e os quatro melhores anos da história do nosso país”, declarou Trump.
E continuou dizendo que a partir de 2025 haverá “uma nova era de segurança e prosperidade para todos os cidadãos, independentemente de sua crença ou cor”. “Vamos superar essa divisão (referindo-se à polarização e vários tipos de preconceito). Juntos, vamos lutar. Quero ser o presidente de todos os Estados Unidos, não apenas de uma parte. Com fé e dedicação, aceito a nomeação de todos vocês para candidato à presidência dos Estados Unidos”, disse.
Na quinta-feira, ele relembrou o ataque, no qual um tiro passou raspando por sua orelha direita. “É muito doloroso relembrar o incidente. Estava um dia lindo na cidade de Butler, comecei a fazer meu discurso, estava falando sobre o excelente trabalho que minha administração realizou, e tenho muito orgulho do que conquistamos. Quando comecei a me virar para a direita, tive muita sorte, senti algo passando perto da minha orelha direita com muita força. Quando vi o sangue, soube que era algo muito sério, estava sendo atacado”, contou.
Ele elogiou os “valentes agentes do Serviço Secreto”. “Eles foram extremamente corajosos em sua proteção. Se eu não tivesse movido a cabeça naquele momento, teria morrido”, acrescentou. Durante parte de seu discurso, ele também prestou homenagem ao bombeiro que perdeu a vida durante o atentado de sábado.
Redação: QCE NEWS