O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, concordou em ser entrevistado pelo FBI como parte de uma investigação sobre sua tentativa de assassinato na Pensilvânia no início deste mês, disse um agente especial na segunda-feira, de acordo com a Associated Press .
Trump disse em uma entrevista posterior à Fox News que esperava que a entrevista do FBI acontecesse na quinta-feira.
A esperada entrevista com o candidato presidencial republicano de 2024 faz parte do protocolo padrão do FBI para falar com vítimas durante o curso de suas investigações criminais.
“Queremos obter a perspectiva dele sobre o que ele observou”, disse Kevin Rojek, o agente especial encarregado do escritório de campo do FBI em Pittsburgh. “É uma entrevista padrão de vítima, como faríamos para qualquer outra vítima de crime, sob qualquer outra circunstância.”
Por meio de mais de 450 entrevistas, o FBI desenvolveu um retrato do atirador, Thomas Matthew Crooks, que o revela como um jovem de 20 anos “altamente inteligente”, mas recluso, cujo círculo social principal era sua família e que manteve poucos amigos e conhecidos ao longo de sua vida, disse Rojek. Mesmo em plataformas de jogos online que Crooks visitou, suas interações com colegas pareciam ter sido mínimas, disse o FBI.
Os pais dele foram “extremamente cooperativos” com a investigação, disse Rojek. Eles disseram que não tinham conhecimento prévio do tiroteio.
O FBI não descobriu o motivo pelo qual ele escolheu Trump como alvo, mas os investigadores acreditam que o tiroteio foi resultado de um planejamento extensivo.
No dia anterior ao tiroteio, segundo o FBI, Crooks visitou um campo de tiro local e praticou com a arma que seria usada no ataque.
Após o tiroteio, as autoridades encontraram dois dispositivos explosivos no carro de Crooks e um terceiro em seu quarto em casa. Os dispositivos recuperados do carro, consistindo em caixas de munição cheias de material explosivo com fios, receptores e dispositivos de ignição, eram capazes de explodir, mas não explodiram porque os receptores estavam na posição “desligado”, disse Rojek. Não está claro quanto dano eles poderiam ter causado.
Redação QCE NEWS