Fontes de segurança turcas afirmam que prenderam Liridon Rexhepi, um agente do Mossad que gerenciava transferências de dinheiro para agentes de campo.
Rexhepi, um cidadão kosovar, foi descoberto depois que autoridades turcas detectaram irregularidades em suas contas financeiras, que mostravam que ele fazia inúmeros depósitos para agentes do Mossad na Turquia por meio da Western Union.
Ele foi colocado sob vigilância assim que entrou na Turquia em 25 de agosto de 2024 e detido em Istambul em 30 de agosto. Ele foi formalmente preso na terça-feira.
Fontes da polícia turca afirmaram que ele confessou as acusações.
A Turquia recentemente intensificou as prisões de agentes do Mossad e prendeu vários grupos de supostos agentes israelenses no último ano. Rexhepi é um dos agentes de mais alto perfil presos até agora.
De acordo com o Daily Sabah , agentes de campo do Mossad na Turquia facilitam suas transações financeiras por meio de países do Leste Europeu, especialmente Kosovo. Os espiões do Mossad também transferem os fundos vindos do Kosovo para suas fontes na Síria, a quem pagam com criptomoeda.
Acredita-se que o Mossad esteja aumentando significativamente as operações na Turquia para impedir que o Hamas construa uma rede de apoio lá ou permita que membros seniores do Hamas fujam para a Turquia. Acredita-se que suas operações na Turquia incluíram vigilância de alvos suspeitos do Hamas com drones, vários incidentes de guerra psicológica e coleta de inteligência sobre empresas ou instituições de caridade que se acredita serem uma fachada para o Hamas.
À medida que a possibilidade de guerra com o Líbano e a Síria se torna mais provável, acredita-se que o Mossad também esteja trabalhando para impedir que a Turquia sirva como meio de reabastecimento para qualquer um dos países e tentando retomar clandestinamente as relações diplomáticas que praticamente ruíram durante a guerra.
Autoridades turcas deixaram claro que operações israelenses em seu território não são bem-vindas e alertaram sobre consequências severas caso Israel realize assassinatos em território turco, contra cidadãos turcos ou use identidades turcas.
Fonte: israelnationalnews