Anteriormente, esses imigrantes precisavam retornar aos seus países de origem durante o processo de solicitação.
Mudanças na Regra
Segundo a apuração do “gazetanews”, a nova regra estabelecida pela ordem executiva do presidente Joe Biden em junho, permitirá que os requerentes tenham “liberdade condicional no local”, em vez de serem obrigados a deixar os EUA, desde que tenham residido no país por pelo menos uma década contínua. Esta medida também visa oferecer alívio para os imigrantes que foram trazidos ilegalmente para os EUA quando eram crianças, conhecidos como “Dreamers”, e agilizaria o processo de visto de trabalho para graduados universitários na área de sua formação.
Expansão de Programas Educacionais
Na quarta-feira, Biden anunciou uma expansão do programa do Departamento de Educação dos EUA para incluir candidatos de primeira geração à faculdade com origens de baixa renda, abrangendo também os Dreamers.
Detalhes do Novo Processo
O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) começará a aceitar solicitações para este novo programa a partir de 19 de agosto. Qualquer solicitação enviada antes dessa data será rejeitada. A nova regra poderá afetar cerca de meio milhão de cônjuges de cidadãos dos EUA e 50.000 filhos não cidadãos de pais casados com cidadãos dos EUA, conforme anunciado pela Casa Branca.
Critérios de Elegibilidade
Para ser elegível, o candidato deve:
- Estar presente nos EUA sem admissão ou liberdade condicional.
- Ter estado continuamente presente nos EUA por pelo menos 10 anos até 17 de junho de 2024.
- Ter um casamento legalmente válido com um cidadão dos EUA até 17 de junho de 2024.
- Não ter histórico criminal desqualificante ou ser considerado uma ameaça à segurança nacional ou pública.
Além disso, a liberdade condicional também pode ser considerada para filhos não cidadãos de solicitantes se eles estiverem fisicamente presentes nos EUA sem admissão ou liberdade condicional em 17 de junho de 2024 e tiverem um relacionamento de enteado qualificado com um cidadão dos EUA.
Próximos Passos
Os interessados devem começar a se preparar para a solicitação reunindo evidências de elegibilidade. Mais informações sobre os critérios e o processo de inscrição serão divulgadas em um próximo aviso do Federal Register.
fonte:gazetanews