O Banco Central do Brasil (BC) anunciou na segunda-feira (30) um vazamento de informações relacionadas a 53.383 chaves Pix vinculadas à Qesh Instituição de Pagamento. O incidente ocorreu entre os dias 10 e 19 de setembro, trazendo à tona preocupações sobre a segurança dos dados dos usuários.
De acordo com o BC, os dados expostos incluem nome, CPF, número de agência e conta bancária. No entanto, senhas e informações financeiras não foram comprometidas, o que impede a realização de transações ou o acesso a contas bancárias.
A Qesh Technology, responsável pela administração dessas chaves Pix, confirmou o incidente e afirmou que já implementou medidas para prevenir atividades fraudulentas. A empresa garantiu que, apesar do problema, seu sistema de segurança evitou acessos indevidos e tentativas de saque não autorizadas.
O BC ressaltou que os usuários afetados serão notificados exclusivamente através dos aplicativos ou internet banking das instituições financeiras e reforçou que a Qesh não fará contato por meio de mensagens de texto, telefonemas ou e-mails. Quem notar alguma irregularidade deve procurar a ouvidoria da Qesh pelo e-mail ouvidoria@qesh.ai.
Em nota, o Banco Central destacou que o vazamento não compromete dados sensíveis, e todas as medidas cabíveis para investigar o incidente e aplicar sanções já estão em andamento.
fonte:epochtimesbrasil