O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou ontem, quinta-feira (08) que aviões de combate F-16, fabricados nos Estados Unidos, já estão em operação no espaço aéreo ucraniano.
“Os F-16 já estão voando sobre a Ucrânia, e mais aviões chegarão”, afirmou Zelensky em suas redes sociais, compartilhando um vídeo que destaca os esforços de sua administração para obter esses sistemas de defesa ocidentais.
“Desde o início da invasão russa em grande escala, a Ucrânia solicitou aos seus parceiros que fechassem o espaço aéreo ou fornecessem aeronaves”, explicou Zelensky.
“Sabíamos que era possível e que o mundo tinha o poder de tornar isso realidade. Combinamos esforços políticos, diplomáticos e militares para alcançar esse objetivo. Passo a passo, conseguimos o resultado desejado”, acrescentou o presidente ucraniano.
Zelensky havia revelado a chegada dos F-16 ao seu país no último final de semana, em uma mensagem na qual expressou agradecimentos aos aliados, especialmente à Dinamarca, à Holanda e aos Estados Unidos, pelo apoio prestado.
Embora o presidente não tenha divulgado o número exato de caças recebidos, reportagens indicam que foram entregues cerca de uma dezena de aeronaves, com a expectativa de que mais 20 sejam adicionadas até o final do ano.
fonte:epochtimesbrasil